Saiba como evitar juros abusivos no financiamento de veículos

A compra de um veículo próprio é um sonho alimentado por muitas pessoas, e um dos caminhos encontrados para a realização dele é o financiamento do carro. Normalmente, esse procedimento é realizado para evitar o comprometimento de toda a renda.


Desse modo, quando o cliente toma essa importante decisão, ele deve analisar todos os prós e os contras, de modo a elaborar a estratégia certa com a intenção de evitar problemas futuros, como não conseguir cumprir com os valores dessa dívida.


O financiamento de veículos acaba tornando-se uma das saídas mais fáceis para a realização da compra, justamente por estar vinculado a uma instituição financeira, com os bancos sendo a grande maioria desses provedores.

Saiba como evitar juros abusivos no financiamento de veículos

Por que as pessoas escolhem o financiamento?

Acima de tudo, os financiamentos possuem propostas bastante atrativas, o que leva os consumidores a ficarem totalmente convencidos de que o investimento nessa modalidade será tranquilo, e dentro do orçamento esperado.

 

No entanto, por inúmeros motivos, pode ocorrer a prática de juros abusivos, seja por conta do atraso de pagamento de alguma parcela, ou até mesmo através da composição de valores do próprio financiamento.

 

Para evitar que esse tipo de problema se desenvolva e venha atrapalhar o rendimento financeiro, é necessário que o cliente possua um bom conhecimento sobre os seus direitos, para evitar a prática abusiva da cobrança de juros.

 

Uma das possibilidades para coibir essa situação é a solicitação de uma ação revisional. Caso você não saiba sobre o que ela se trata, não se preocupe, abordamos esse assunto no texto abaixo, que elaboramos para esclarecer diversas questões.

 

Portanto, se deseja saber como evitar a cobrança de juros abusivos, prossiga com a leitura e entenda como descobrir se a sua negociação está sendo vítima dessa prática que, infelizmente, ainda é comum no mercado.

 

O que são os juros abusivos
O juro se caracteriza por uma remuneração cobrada pela instituição financeira em cima do valor do empréstimo realizado pelo cliente. Ou seja, nada mais é do que a aplicação de um percentual sobre o valor emprestado.

 

A essa operação dá-se o nome de taxa de juros. Ela é realizada como uma forma de garantir à financeira (ou a quem realiza o empréstimo) a certeza de que não haverá, em sua grande maioria, um rombo financeiro.

 

Dessa maneira, por motivos que compreendem desde uma crise econômica até inadimplência do cliente, quem realiza o empréstimo pode ter o risco de não receber a quantia emprestada de volta.

 

Mesmo sendo um negócio vantajoso para as instituições financeiras, elas precisam se cercar de todas as condições necessárias para não sofrer uma desvantagem financeira com o empréstimo de um determinado montante.
Entende-se que o risco financeiro deve ser assumido por quem solicita o financiamento, por isso os juros são aplicados, de maneira a garantir a tranquilidade financeira para a organização, e o cumprimento do compromisso por parte do solicitante do empréstimo.

 

Em boa parte dos casos, na hora de assinar o compromisso de financiamento, o cliente possui o acesso à taxa de juros e de todo valor que pode ser cobrado, ou por conta da duração do contrato, ou através do atraso no pagamento.

 

Entretanto, muitos consumidores podem se tornar vítimas de uma prática injusta e abusiva de cobrança de juros, que não corresponde à realidade da negociação. Desse modo, é preciso que ele saiba fazer valer os seus direitos.
Os juros abusivos surgem quando essa taxa se apresenta em um valor maior do que o necessário para cobrir o risco do empréstimo de um determinado montante. Também é possível definir essa ação através da média estabelecida pelo próprio Banco Central.

 

Outro detalhe importante que todo cliente precisa saber e ter conhecimento é se o financiamento do veículo possui cláusulas que infringem as normas e determinações incluídas no Código de Defesa do Consumidor.

 

Como definir se os juros são abusivos?

Para saber se os juros são abusivos ou não, é preciso saber se as taxas aplicadas estão acima da média do mercado.

 

Como citado no tópico acima, sempre verifique o contrato de financiamento e as práticas de juros da negociação.


Apesar de não existirem tabelas responsáveis por definir os índices de juros abusivos, através de uma consulta no site do Banco Central é possível verificar o valor médio das taxas aplicadas em cada operação de crédito disponível no mercado.


Entre essas operações, a campeã da prática de juros abusivos é o próprio financiamento de veículos. Se após assinar a negociação e começar a efetuar o pagamento, você desconfiar de que esses juros estão sendo praticados, o ideal é consultar um advogado.


Ação revisional


Após procurar um profissional de Direito de confiança, e sendo constatada a prática de juros abusivos, é ideal que a ação revisional seja realizada quanto antes. A sua função é evitar que continue ocorrendo a cobrança conhecida como anatocismo.

 

Essa prática utiliza a capitalização de juros, disponibilizada nos contratos de modo a dificultar a redução do pagamento da dívida pelo consumidor. A porcentagem de juros nesses casos tende a ser maior que a diminuição do valor a ser pago.


A ação de revisão de um financiamento automotivo é responsável por analisar o contrato e buscar uma diminuição dos valores dos juros, para que o orçamento do solicitante não continue a ser comprometido.


Desse modo, ela acabou sendo utilizada de maneira abusiva pelos consumidores nos últimos anos, o que levou o Judiciário a tornar o seu pedido extremamente rigoroso, dificultando a prosperidade desse procedimento.

 

Com a finalidade de não sobrecarregar o sistema, só é possível prosseguir com a ação revisional se o contrato de financiamento mostrar taxas de juros realmente abusivas sobre aquelas que são praticadas no mercado.

 

Em contrapartida, para que o prosseguimento da ação seja realizado com sucesso, é preciso que, além da taxa abusiva, a instituição financeira deve cobrar outras taxas e despesas irregulares dentro do contrato de financiamento.


Como a ação revisional gasta muito tempo e dinheiro, antes de optar por um financiamento automotivo, procure sempre fazer negócio com instituições ou concessionárias vinculadas a bancos, pois, elas tendem a oferecer maior garantia e uma taxa justa de cobrança de juros.
Se este assunto lhe interessou, ou se precisa obter maiores esclarecimentos sobre outras questões, acesse o nosso site. Será um prazer responder às suas questões, dúvidas e observações!

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: