Saiba como é feito o cálculo revisional

O cálculo revisional é um procedimento feito em contratos para saber se as cláusulas previstas e valores estão corretos. Ele é uma forma de observar se não existe abuso por parte dos bancos e se não estamos pagando mais do que devíamos.

Neste texto da Liberty Revisional, você vai saber tudo o que precisa e como é feito o cálculo revisional.

Boa leitura!
Contexto do cálculo revisional
No Brasil é comum as pessoas realizarem o parcelamento de compras e também o financiamento para a aquisição de bens de valores mais elevados, como carros, por exemplo.
Porém, ao firmarmos acordos com instituições financeiras para pegar dinheiro emprestado, não existe um equilíbrio entre as partes, e a tendência é que o contrato fique pior para os consumidores e bom para as instituições financeiras.

Além disso, a taxa de juros no país já é alta por natureza. Em um financiamento feito para se pagar em 48 vezes, com uma taxa de juros próxima de 2% ao mês, vamos pagar após o período das parcelas mais do que 50% do valor que emprestamos do banco. Isso se pagarmos em dia.

Quando o cálculo revisional é preciso O cálculo revisional é utilizado quando acreditamos que pagamos um valor muito alto e fora do padrão em nossas dívidas com instituições financeiras. Muitas vezes os contratos possuem muitos termos técnicos justamente para que os clientes não entendam com clareza o que as cláusulas dizem e paguem valores abusivos.

Esse processo deve ser sempre feito por especialistas, como os que você encontra na Liberty Revisional, com amplo conhecimento na área. Se as irregularidades forem realmente identificadas a partir dessa revisão do contrato, através do cálculo revisional com base nos limites estabelecidos pelo Banco Central, é possível solicitar a sua revisão.

Encargos abusivos que podem ser descobertos através do cálculo revisional Além da taxa de juros, os bancos incorporam nos contratos outros valores, seguros, e taxas que muitas vezes não são necessárias ou então incluídas sem o conhecimento dos clientes. Isso porque este tipo de contrato é um termo de adesão: o banco estabelece as cláusulas e as pessoas aceitam ou não.

A taxa de juros é o principal encargo onde incidem as cobranças indevidas. Porém, não é a única. No Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, geralmente é cobrada uma taxa sobre o valor total financiado e depois outra porcentagem a cada ano. É nessa variação de taxas que se pode fazer o cálculo revisional e verificar se elas estão de acordo com a legislação vigente.

Outra cobrança indevida muito comum é a Taxa de Abertura de Crédito, a TAC, ou então taxa de cadastro. Ela é permitida por lei, porém os bancos não informam que ela existe e podemos retirá-la do contrato antes de ser assinado.

O cálculo revisional serve para que você consiga economizar em suas dívidas. Se você passa por essa situação, a Liberty Revisional pode te ajudar a não ter mais esse problema.

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: