O que é e como fazer uma revisão contratual?

A revisão de qualquer tipo de contrato é um direito das pessoas e está amplamente garantida por lei. Porém, muitas vezes não reparamos que estamos pagando valores muito maiores do que deveríamos.

Neste artigo da Liberty Revisional você vai ficar por dentro do que é e como fazer uma revisão contratual.

Boa leitura!

O que é revisão de contratos?
Realizar uma revisão de contrato é um procedimento que deve ser feito por especialistas no assunto, como os que você encontra na Liberty Revisional.

Na revisão de contrato é feito um levantamento de todas as cláusulas do contrato para observar se existe algum pagamento incluído de forma irregular ou então alguma taxa abusiva.

É preciso demonstrar matematicamente o que está errado. Existe uma ampla legislação que indica os valores médios de taxas que são aplicadas no mercado. A partir disso, se comprova que as instituições financeiras cometeram abusos e estão cobrando uma taxa maior do que permitido pela lei brasileira.

Geralmente, os contratos que podem ser revisados são aqueles que fazemos com os bancos para conseguir dinheiro ou crédito como, por exemplo, financiamentos, cheque especial, empréstimos pessoais e cartões de crédito.

Qual o objetivo da revisão de contratos
O principal objetivo de se solicitar a revisão de um contrato é diminuir a dívida e o valor das parcelas pagas pelos clientes. Isso é feito a partir da eliminação das cláusulas que estão abusivas e/ou irregulares no contrato.

Em alguns casos é possível solicitar a devolução em dobro do que foi pago de forma de irregular e também indenizações por danos morais. Quando falamos do financiamento de um bem, um dos objetivos é evitar a penhora ou o mandado de busca e apreensão.

Quais as principais irregularidades encontradas após a revisão de contratos
Várias cláusulas irregulares são incluídas em contratos para desfavorecer o cliente e aumentar o lucro das instituições financeiras. Por isso, é sempre importante solicitar a revisão de um contrato por um especialista. Veja os principais pontos:

1 – Taxa de juros acima do limite estabelecido e aplicada de forma capitalizada
Esse é o principal valor cobrado de forma abusiva no mercado. O Banco Central divulga todos os meses o limite de juros que pode ser utilizado.
Assim, incluir uma taxa maior do que esse valor é irregular. Além disso, os juros podem ser aplicados de forma capitalizada (juros sobre juros). Essa informação não fica clara nos contratos e pode ser revisada.

2 – Tarifa de abertura de crédito
Essa taxa abusiva possui diversos nomes. Ela é cobrada pelos bancos para arcar com despesas administrativas da abertura de contratos. Porém, cabe ao próprio banco e não ao consumidor arcar com esse tipo de valor.
Mas afinal, como fazer uma revisão contratual
A revisão contratual deve ser sempre feita por especialistas no assunto e empresas com vários anos no mercado. É isso que a Liberty Revisional faz com transparência, honestidade e justiça. Pare de sofrer e de pagar valores abusivos nos seus contratos.

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: