Entenda tudo sobre os juros de empréstimo pessoal

Os juros estão inseridos em praticamente todas as operações financeiras que realizamos. É algo natural e, infelizmente, é muito difícil fugir dele.
Neste artigo da Liberty Revisional, você vai entender de uma vez por todas como funciona os juros de empréstimo pessoal.
Boa leitura!
Por que pagamos juros nos empréstimos pessoais? Se existe empréstimo é porque existem juros. O valor dos juros é a compensação que devemos pagar a uma instituição financeira por nos disponibilizar dinheiro quando nós solicitamos. Sem essa remuneração para os bancos, por exemplo, não seria vantajoso para eles emprestar o dinheiro para alguém e ainda correr o risco de não receber o valor de volta. A partir desse risco, seria melhor que o dinheiro ficasse com o banco.

Para ficar mais fácil de compreender a função dos juros, pense no aluguel. Este é um valor que pagamos para morar em uma casa que não é nossa. Como não temos o imóvel, precisamos encontrar alguém que tenha algum disponível. Assim, quem tem o bem troca o direito de moradia por um valor. Esse valor é o juro do empréstimo pessoal.

Como os juros do empréstimo pessoal são calculados? Isso depende de vários fatores. É como no exemplo do aluguel: o valor dele varia de acordo com a localização do imóvel, do seu tamanho e também da imobiliária que você aluga. Veja os principais fatores que interferem no valor dos juros:
1 – A instituição financeira escolhida Cada banco possui uma política de crédito diferente. Isso tem relação com o lucro que pode ser contabilizado no período por eles. Se o mercado está bom, a tendência é abaixar o valor dos juros para aumentar a quantidade de empréstimos pessoais. Se não, pegar dinheiro emprestado fica mais difícil.
2 – Valor e prazo de pagamento Quando maior o valor e mais longo for o período de pagamento, maiores serão os juros do empréstimo pessoal. Isso também se relaciona com o risco, pois a chance de não receber valores maiores e em tempos maiores também aumenta.
3 – Taxa Selic Principal fator no cálculo da taxa de juros do empréstimo pessoal. A Selic é a taxa básica de juros no país. Essa taxa é definida pelos órgãos governamentais que regulam a política monetária no Brasil. Quando ela sobe, os valores dos juros sobrem.
4 – Score pessoal O “Score” é a reputação financeira dos clientes. É uma pontuação que varia de 0 a 1000 e indica quão bom pagador a pessoa é. Grosso modo, esse número varia conforme você usa o seu dinheiro e paga as suas contas.

Dívida de empréstimo pessoal As dívidas no empréstimo pessoal surgem a partir do momento que o cliente não consegue honrar os pagamentos. Isso acontece porque não nos planejamos para efetuar os pagamentos. Uma dica: nunca utilize mais do que um terço do seu salário com parcelas de empréstimo.

Se você está com problemas com dívidas de empréstimos pessoais, a Liberty Revisional pode te ajudar. Atuamos com a revisão de contratos e você pode estar pagando mais do que devia nas parcelas do seu empréstimo.

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: