Saiba como reduzir as parcelas do veiculo

Os juros de financiamento de veículos são muito altos, especialmente se financiar todo o veículo, mas existem formas para reduzir o valor pago, antes e depois de assinar o contrato, nas parcelas para o banco.


Você sabe que os juros de financiamento de veículo são bem altos, as taxas de juros variam conforme a situação do cliente, mas segundo o Banco Central a taxa juros vai de 0,78% a 3,83% ao mês, mas é possível reduzir parcelas do veículo.

Neste texto explicamos como é possível economizar no financiamento de veículos.

Leia o contrato

O ideal é ler com atenção todas as cláusulas do contrato, especialmente as letras miúdas, para verificar todos os juros e taxas cobrados, para que depois não seja surpreendido por valores que não caibam no seu orçamento.

 

Não tenha vergonha e peça uma cópia do contrato para ler em casa com calma, certamente isto evitará muita dor de cabeça.

 

Parece óbvio, mas contratar um financiamento dentro do seu orçamento fará você pagá-lo em dia, evitando pagamento de multas e juros, o que por si só já representa uma economia enorme.

 

Programação financeira

Quanto maio o risco da operação maior será o juros contratado por isto é interessante pagar uma quantia interessante na entrada como pagamento pelo veículo, o que reduzirá o valor e quantia das parcelas e os juros aplicados.

 

Se não tiver pressa em comprar o veículo você terá muitas vantagens em ter paciência até acumular o valor para a entrada.

Amortização de financiamento

Pouca gente sabe mais é possível diminuir o pagamento de juros no financiamento por meio da amortização de juros, ou seja, diminuir gradativamente o pagamento.

 

É a famosa antecipação de parcelas, ao antecipar parcelas você deixa de pagar juros pagando apenas o principal porque a parcela ainda não venceu.

 

Desta forma você estará reduzindo o saldo devedor e o tempo que pagará o financiamento.

Mas não se esqueça de pagar a parcela do mês para não pagar juros e multa

 

Revisão de financiamento

Em alguns casos os juros e taxas cobrados são abusivos e ilegais por terem práticas contrárias ao que determina a lei, nestes casos é possível propor uma ação judicial para diminuir os juros cobrados e até mesmo a devolução de valores pagos indevidamente.

 

Juros abusivos são aqueles que aplicados muito acima da média de mercado, como dito antes as taxas de juros do mercado variam de 0,78% a 3,83%, de modo que é abusivo um valor muito acima da faixa de 3,83%, mas é sempre aconselhável procurar um serviço especializado para saber se de fato é juros abusivo.

 

Uma ferramenta que pode lhe pode te auxiliar é a calculadora do cidadão disponibilizada pelo Banco Central.

 

Outra prática proibida é o juros compostos, que levam em consideração o valor total, incluindo juros acumulados em cada período, trata-se, na prática de juros sobre juros, o que é proibido.

 

A inserção de despesas acessórias no contrato, como cadastro, tarifa de avaliação, serviços de terceiros e seguros são igualmente proibidos, inclusive a cobrança de seguro configura-se como venda casada, quando uma empresa condiciona a venda de um produto a outro.

 

Somente é permitido deixar de pagar o financiamento depois que o juiz declarar o juros como abusivo, momento este que obrigará o banco a devolver a quantia paga indevidamente.

 

Para ler mais textos sobre financiamento acesso o nosso site.

Deseja um orçamento? Preencha o formulário e em breve responderemos: